Avançar para o conteúdo principal

Designs

Por esta altura, já devem estar ao corrente que frequentei Design na Universidade de Aveiro. Foi numa época muito fascinante, logo no início do século. Eu estava bastante bem encaminhado. Fora sobretudo graças aos meus amigos de então. Lembro-me sobretudo de um enorme Buda que eu e o Pedro procuramos pintar com stencil. A nossa intenção era pintar um Buda homogéneo. Porém, a tinta não aderiu. Fora em casa do Pedro. Lembro-me que a mãe do Pedro tirou partido. Estávamos desolados. Entre outras coisas, lembro-me de um trabalho que entreguei em Materiais e Técnicas de Expressão Plástica. Um estudo de uma sala branca com lobos brancos de porcelana. Recordo isto com alguma graça. Também estava muito embrenhado na disciplina de Geometria Descritiva, os rebatimentos e a Verdadeira Grandeza. Aquilo auspiciava. Os meus amigos ajudavam em todo o processo criativo. Tanto, que é a eles que devo a minha ida para Aveiro. Todavia, ainda hoje sonho que estou na Universidade. Evidentemente que não tive aproveitamento, mas não raras as vezes sonho isto com frequência. Aliás, que os sonhos decorrem entre Aveiro e Braga, como se de facto estas cidades confluíssem. Porque Aveiro foi um malogro. Como dizia, estou em Aveiro. Sonho calcorrear aquelas ruas que eu bem conheço, e no entanto tudo se funde com Braga. Uma altura sonhei que estava no Arquivo Distrital de Braga. Sonhei que estava em busca de matéria para estudar. Aquilo era soturno. Como se não bastasse, era noite cerrada. Para minha surpresa, estaquei diante de uma estante que dizia tratar-se de obras da minha autoria. Eu estava embasbacado. Tratei de esgravatar uma gaveta com toda a espécie de trabalhos. Entretanto, entra pela sala, como que a perorar, o director da biblioteca municipal e Ribau Esteves. Acordo e ainda estou ali parvo da vida, até me aperceber que não passa de um sonho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Estou a assim a modos que

Estou assim a modos que. Acontece que uns alunos de NTC de Aveiro convidaram-me para uma curta-metragem. Foi deveras divertido. Tratava-se de gravar uma simples conversa de café entre amigos. Porém, os meus colegas gravaram as nossas vozes à parte. A conversa entre amigos era intercalada de vozes de escárnio e mal-dizer que se sobrepunham nos lábios dos intervenientes. Lembro-me que a voz com sotaque do João sobrepunha fielmente os meus lábios. Às tantas o Milk trocou a papelada do enredo (ainda que as frases, avulsas, não se destacassem por nenhuma observação em particular). «Não haja dúvida», dizia uma voz de sacripanta assimilada no SoundForge por cima dos lábios do João. Mais tarde ninguém entre nós compareceu à estreia no ecrã do auditório. Eu e um amigo apenas fomos espreitar pela porta entreaberta para ver como seria a reacção: pelos vistos, na plateia sorriam – ainda por cima porque eu era o mais bonito do grupo e porque afinal a voz de João sobrepunha-se aos meus lábios fofos....

Happy

Pelos vistos estavam à mesa quando decidiram apagar a luz, entre eles um médico grego - médico grego, esse, que rumou ao médio oriente. Parece que se ouviu um grito de dor após um garfo recolher o bife da rabada. Foda-se, que dores do caralho!...  - Oh Paul McCartney. Se estava com fome, pedia. Só que o médico grego tornou vinho em água, para sua completa satisfação. «Então nós pedimos-te para trazer o vinho, e fazes isso?»

Virgulino

O senhor Virgulino estava atravessado no divã. Atirou para o cesto das revistas o suplemento de jornal e pôs-se a contemplar uma caveira na mesa redonda. «Que estranhas criaturas somos quando vistas assim» – pensou. Então, munido de lápis e papel, principiou a esboçar o crânio a partir do modelo diante dele. Subitamente, ficou perplexo – alguma coisa o fez paralisar diante da caveira, pelo que se manteve sério e tomado de uma superstição sem par. «É possível que a caveira se manifeste?» Já se tinham passado largos minutos no fascínio da caveira mas nada de qualquer revelação. Os olhos do senhor Virgulino intumesceram. Do assombroso, tornou-se azul férreo. Dava impressão que o senhor Virgulino estava possuído por um espírito infantil - ainda que salutar -: desejoso de tornar visível a manifestação de um objecto inanimado, como quando, diante da Nossa Senhora do Sameiro, em visitas com a família ao monte da Falperra, assim lhe dirigia: «E tu, Senhora do Sameiro, dar-me-ias a atenção nece...